terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sobre escrever - I



“Agora não é hora de pensar! É hora de escrever!”
 
Filme “Encontrando Forrester”, 2000.


Nas artes, as ideias são o marco que separa a vida comum da obra acabada. Por um lado, uma ideia nunca é gerada do nada, e sim, de uma constante ebulição de pensamentos e experiências. Por outro, ela costuma ser a fagulha, que acende o estopim de algo muito maior. Memoráveis obras de arte nascem de pequenos relances de criatividade, todos os dias.

Existem escritores que trabalham somente sob os impulsos da inspiração, e possuem rendimento bastante regular e satisfatório, ou seja, fôlego o suficiente para terminar os projetos começados, prolongando o calor passional do momento de iluminação até onde for preciso. São artistas intuitivos, que elaboram mentalmente as etapas de seus trabalhos, conforme vão dando forma a eles. 

Mas esses não são os casos mais frequentes. Passado o momento de originalidade, não é raro o escritor ficar perdido, sem saber para onde levar a ideia que parece fugir para todas as direções e para nenhum lugar, ao mesmo tempo. O mundo desse escritor está cheio de romances inacabados, escondidos em sua mente, e horas e horas desperdiçadas diante de uma folha ou tela em branco. Esse tipo de artista oscila entre uma semana de noites viradas e grandes períodos de ócio; empolgação e envolvimento total com seu novo projeto, e então, total desinteresse e desmotivação. Ele não usa a inspiração a seu favor. É seu escravo.

Como proceder, então, quando há um prazo se aproximando, ou quando uma história, por algum motivo, insiste em permanecer incompleta? Lança-se mão de certos recursos para fomentar e forçar a inspiração, mantendo constante o fluxo criativo. 

Em primeiro lugar, o escritor precisa se esforçar para tirar da mente toda a ideia geradora, materializá-la, seja na tela do computador ou no papel. Os olhos precisam vê-la. Lê-la. É importante salientar que não se pode ser muito autocrítico, nessa fase inicial. Não é preciso dar muita atenção às escolhas de palavras, ou aspectos estruturais. O que importa é transformar um sonho no começo de alguma coisa real. Quem gosta de escrever, deve habituar-se a, simplesmente, escrever, e, de forma espontânea, contar seus pensamentos para si próprio. O cérebro precisa confrontá-los por outro ângulo, como se eles tivessem realmente vindo de fora. Quando se tem algo já concretizado diante dos olhos, há um alívio psicológico que ajuda a impulsionar o restante do processo, um tanto mais demorado e complexo. Agora é hora de pesquisar, corrigir, modificar, reconstruir, acrescentar, cortar, envernizar, revisar...

Com o tempo, o escritor começa a dominar cada uma das etapas, desenvolvendo sua própria maneira de planejar seu esboço, estruturá-lo e finalizá-lo, aproveitando melhor suas ideias e o tempo de que dispõe, aumentando, assim, sua produção.

Falaremos mais profundamente sobre tudo isso em breve.

7 comentários:

  1. Muito bom!
    Estou começando a escrever um livro e suas dicas colaboraram bastante!
    Estou esperando seu próximo post sobre esse assunto!!

    ResponderExcluir
  2. Dicas excelentes , estou escrevendo meu primeiro livro e as ideias as vezes falham, desmotivam ,mas pretendo termina-lo lembrando-me sempre das dicas postadas aqui .

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito mesmo, cara!!
    Valeu pelas dicas. Escrevo alguns contos e o que você postou aqui, me ajudará bastante!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu post. Muito bem escrito e objetivo. Dei uma olhada na sinopse de seu livro e parece que a história é muito boa. A capa é genial!!

    ResponderExcluir
  5. Esqueceste de mencionar que é errado iniciar um parágrafo com 'em primeiro lugar' e nao completar com 'em segundo, terceiro lugar'...

    ResponderExcluir
  6. Deixaste de compreender que o post que o cara escreveu é só a PRIMEIRA PARTE DE UM PROCESSO MAIOR.O SEGUNDO LUGAR, O TERCEIRO, com certeza virão na sequência.

    ResponderExcluir