segunda-feira, 28 de março de 2011

Arte com café

Todo trabalho artístico implica no uso de determinados materiais e, em conjunto, uma abordagem técnica. A maioria dos artistas costuma valorizar e ponderar bastante sobre essa questão, pois sabe que o material utilizado para a realização de sua obra influencia seriamente o resultado obtido.

Em arte, a palavra "técnica" tem significado abrangente. Podemos relacionar esse termo à invenção ou ao uso de instrumentos e materiais, como também podemos aludir à habilidade ou método empregado pelo artista durante o processo de materialização daquilo que nasce em sua mente.  

O artista pode e deve ter liberdade para escolher o caminho que melhor irá satisfazer suas necessidades de expressão. Existem - e ainda estão para serem descobertas - infinitas técnicas, tanto quanto existem possibilidades materiais.

Humberto Freitas é um artista que faz pleno uso dessa liberdade. Dono de um traço e técnica excelentes, consegue imprimir um efeito bastante particular às suas ilustrações, graças ao material que escolheu para trabalhar: o café.

Observe esse exemplo, um crossover descontraído entre os universos do Aquático (He-Man) e do Bob Esponja:




Sem deixar que o conteúdo de suas obras exista apenas em função de seu método singular, Humberto expõe em seu blog, o cafecatura, um repertório interessante e variado: caricaturas, personalidades da web,  personagens de ficção, paisagens... 

Então, nas palavras inscritas no próprio site do artista:, "se você é daqueles que gosta de arte, criatividade, humor e não dispensa um delicioso café, vai apreciar o cafecatura."

Para conferir mais trabalhos como esse, acesse: http://cafecatura.blogspot.com/

Um comentário: