segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Três escritores - Sobre ficção e planejamento

Não existe arte sem liberdade. Não existe arte sem descobertas. O artista de verdade descobre a si mesmo, enquanto prepara para seu público algo único, que será para sempre uma mistura de espelho e janela. Por mais bem planejada que seja, a obra de arte só é o que é após moldar totalmente seu rosto, atravessando o tempo e o espaço na companhia de seu criador. E isso é ainda mais verdadeiro se pensarmos na longa jornada que o escritor e suas palavras devem encarar, até chegarem juntos ao ponto final.
 
Seguem, então, três interessantes relatos de como o acaso e o desconhecido podem e devem interferir em qualquer criação literária:

 
“Realmente não tenho toda a história quando começo. E, francamente, o que me dá o ímpeto de ir adiante é, em termos, a sensação de que estou descobrindo algo desconhecido para mim, explorando um novo grupo de ideias. O que torna essa descoberta possível é, quase conscientemente, jogar fora os livros que eu escrevi antes de começar” (Jennifer Egan)
 
 
“Desconheço o tipo de raciocínio que eu tenho, mas digo a meus alunos que se você está dirigindo (e eu não dirijo) na via rápida de Washington a Baltimore, e seu objetivo é chegar a Baltimore, e você inicia a jornada ao meio dia, talvez você se depare ao longo do caminho com placas indicando cidades das quais você nunca ouviu falar antes. E esse é o desvio que se perpetua na escrita. O último capítulo nunca mudará substancialmente, mas existem bifurcações antes de se chegar até aquele último capítulo que são surpresas.” (Edward P. Jones)


 “A vida não precisa se justificar. Ela acontece; temos que aceitar. Lendo ficção, o crítico cético gosta de se sentir no controle. No entanto, sua própria existência – toda existência – é sujeita a elementos acidentais, à intervenção inexplicável ou mágica, ou amedrontadora, que não pode ser justificada pela lógica.” (Shirley Hazzard)

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo!! Você consegue captar a essência daquilo que deseja escrever. Sinto isso nas entrelinhas. Sucesso para você, pois vejo um grande escritor surgindo. Um abraço.

    ResponderExcluir