domingo, 25 de julho de 2010

Arte para quê?

No mundo atual, onde o mercado de trabalho é tão concorrido, todos nós somos sempre levados a nos preocupar com a “utilidade” das coisas. É importante, então, pararmos para pensar um pouco sobre a seguinte questão: afinal, por que aprendemos arte nas escolas?

Poderíamos dizer que há muitos profissionais que utilizam o conhecimento artístico para auxiliar e enriquecer seu trabalho, como os designers de produtos, os fabricantes de móveis, os publicitários... Já outras profissões parecem estar bem distantes do mundo das artes. Então, isso quer dizer que para algumas pessoas a arte é “inútil”?

Com a arte, exercitamos nossa imaginação, temos a oportunidade de descobrir e inventar, exploramos nossas sensações. Em resumo: o conhecimento artístico nos torna seres humanos melhores, mais completos, e isso não tem nada a ver com as nossas escolhas profissionais.

Reflita por um momento sobre isso: pense nas vezes em que um filme o levou a lugares fantásticos, ou quando uma música conseguiu expressar perfeitamente um sentimento muito particular...

Portanto, ao tomarmos contato com arte, ampliamos o conhecimento que nós temos a respeito de nós mesmos, do outro e da realidade em que vivemos.

O trabalho artístico, como linguagem, além de trazer conhecimento técnico, expressa sentimentos, retrata as necessidades que o artista tem de se comunicar.

Desenhar, por exemplo, é colocar uma visão no papel. Mais do que isso, é a expressão individual de interesses, percepções. Cada um tem seu próprio modo de perceber o mundo e expressá-lo artisticamente. Assim, é um bom começo aprender a perceber os detalhes do mundo à sua volta, e, se você possui alguma aspiração artística, procure praticar bastante, retratando no papel aquilo que vê, respeitando sempre sua própria necessidade de se expressar.

Um comentário:

  1. Sou professora de Artes. Leciono para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Dificilmente, encontramos material para ser trabalhado em sala. Li o seu texto e gostei de saber que há mais uma pessoa interessada em colaborar com o avanço do ensino de Artes nas escolas. Parabéns!!

    ResponderExcluir